Últimos momentos da vida de Cristo são lembrados em várias cidades do Brasil


O GLOBO

SÃO PAULO - A tradição e a fé marcam a celebração da Sexta-feira Santa, dia em que é lembrada a morte de Cristo, em todo o Brasil. O espetáculo da Via Sacra reúne hoje milhares de pessoas tanto em capitais como em tradicionais cidades católicas do país.

Os últimos momentos da vida de Cristo foram lembrados em São Cristóvão, Sergipe, onde centenas de pessoas acompanharam durante a noite de quinta-feira a procissão do fogaréu. A tradição local tem mais de 300 anos.

Em São Paulo, os fiéis saíram da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e foram até a Igreja de São Geraldo, em Perdizes, passando pelo Elevador Costa e Silva, o popular Minhocão.

Ainda em São Paulo, a Catedral da Sé realizará nesta sexta a Procissão do Senhor Morto, às 18h30, e deve realizar a Vigília Pascal, no sábado, com a benção do fogo e da água. No domingo, às 11h, o cardeal Dom Odilo Scherer celebra a Missa da Ressurreição do Senhor. Na quinta-feira, Dom Odilo Scherer celebrou missa na Catedral da Sé .

Em Aparecida, interior de São Paulo, pela manhã, no santuário nacional, atores encenaram a Paixão de Cristo. Até o domingo de Páscoa, a cidade deve receber 150 mil romeiros.

No Rio de Janeiro, haverá procissão às 17h30 desta sexta, em direção à Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Nos Arcos da Lapa, às 18h30, será encenada a Paixão de Cristo. A vigília Pascal será na Catedral de São Sebastião. No domingo será realizada a missa de Páscoa na Catedral de São Sebastião e, em seguida, será servido almoço para a população de rua.

Os gaúchos levantaram cedo nesta sexta-feira. A tradição, no Rio Grande do Sul, é colher macela na Sexta-feira Santa, antes do sol nascer. Dessa forma a flor amarela, que depois de seca é usada como chá, ou para encher os travesseiros, fica abençoada.

Em Porto Alegre, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza Via-Sacra e procissão do Senhor Morto às 18h desta sexta. No domingo de Páscoa serão celebradas quatro missas, a última delas também às 18h.

Em Belo Horizonte, uma multidão fez fila desde a madrugada para ganhar peixes. Em Sabará, também em Minas Gerais, os moradores foram acordados pelas matracas. Os fiéis percorreram as ruelas históricas. Alguns descalços, em penitência. Depois de quatro horas, no amanhecer da Sexta-feira da Paixão, a procissão chega ao ponto mais alto de Sabará. E da capela do Senhor Bom Jesus a imagem de nossa senhora das dores será abençoada.

Em Marataízes, no Espírito Santo, a lua ainda estava alta quando os fiéis saíram em caminhada. Ao amanhecer eles se reuniram na praia diante de cruzes com os nomes das cinco pessoas assassinadas este ano na cidade.

Nova Jerusalém

A encenação da Paixão de Cristo acontece até este sábado na cidade de Nova Jerusalém, a 180 quilômetros de Recife. O tradicional espetáculo reúne 60 atores e 500 figurantes há 42 anos. Este ano, Jesus é interpretado pelo ator Murilo Rosa. Também estará no elenco Oscar Magrini, como Pilatos, Emanuelle Araujo, como Maria Madalena, e Carlos Reis no papel de Herodes. A apresentação começou no dia 3 de abril e mais de 70 mil pessoas devem assistir o espetáculo, que tem duração de duas horas. A cidade teatro foi construída em meio à paisagem árida do agreste nordestino e é semelhante a da Judéia. (Veja imagens do espetáculo em Nova Jerusalém)

0 comentários:

Bloco de Notícias

1 2 3 4 5

Mural