Brejinho, quase meio século

Brejinho comemorou 45 anos de emancipação política e a Escola Municipal São Sebastião fez a festa.


Texto: Monteiro Neto - Correspondente JP (Brejinho - PE) - Foto: Jean Philippe



Na última terça-feira, dia 31 de Março, o pequeno município de Brejinho - PE completou seus 45 anos de emancipação político-administrativa. A iniciativa da Escola Municipal São Sebastião (EMSS) em comemorar a ocasião fez das suas salas de aula, da Igreja Matriz de São Sebastião e das ruas da cidade os principais pontos de comemoração.

A Alvorada na cidade se deu por volta das 6h da manhã. O dia nascia e fazia a população se lembrar do distante ano de 1964, quando por um Decreto Oficial o então governador do estado Miguel Arraes de Alencar transformou o lugarejo pertencente à Itapetim em município. Estas lembranças foram embaladas ao som da Orquestra Cícero Davi, de São José do Egito, que despertou de vez os moradores de Brejinho por volta das 7h da manhã.

As 8h foi o momento da Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São Sebastião. Aliás, este ano nada poderia ser mais coerente do que uma missa deste tipo, já que no fim do ano passado a Paróquia foi instalada. Isto aumentou ainda mais o sentimento de independência dos brejinhenses.

Mas a expectativa estava depositada na dupla exposição da EMSS, intermediada pela apresentação da Banda Marcial de Itapetim. A primeira exposição se estendeu por três horas (das 13h às 16h) e a segunda a partiu das 18h. A Escola mostrou, através do trabalho de professores, alunos, coordenadores e diretor, uma visão multifocal do município. A divisão das salas evocava os pontos culturais e econômicos mais intensos da cidade: A culinária, marcada por produtos ricos em carboidratos e proteínas; o artesanato, ainda rústico, mas bem trabalhado; os esportes, que sempre foram praticados no lugar (principalmente na EMSS) antes mesmo da construção do famoso Ginásio de Esportes Alfredo Sancho: Futebol e basquete; a saúde, que se tornou inspiração para os jovens acadêmicos do município, pois a mesma, juntamente com a educação, é uma das grandes atividades terceirizadas do lugar; o poder político (executivo e legislativo), sempre marcante na vida de todo habitante de Brejinho, cidade conhecida por suas disputas bipartidárias que alcançam níveis às vezes até absurdos. O fato é que todo brejinhense é um pouco político.

A EMSS está de parabéns juntamente com a população brejinhense. Nada mais justo do que essa escola que praticamente nasceu junto com a cidade política de Brejinho sagrar essa data tão importante do contexto político, cultural e econômico da cidadezinha de João do Brejo.

0 comentários:

Bloco de Notícias

1 2 3 4 5

Mural